(31) 3218-1300 – Doação / (31) 3241-1358 – Transfusão

Orientações ao candidato de Plaquetas por Aférese

DOAÇÃO POR AFÉRESE

A doação de componentes do sangue por aférese é realizada através de um procedimento no qual o sangue é retirado da veia do doador, passa por um kit de uso único e descartável onde ocorre a separação e extração das plaquetas, e as frações não necessárias são devolvidas ao doador.

Durante a realização do procedimento o doador é acompanhado por profissionais capacitados a atender às eventuais reações advindas da coleta.

CONCENTRADO DE PLAQUETAS

A plaqueta é produzida na medula óssea e tem com função principal, juntamente com os fatores de coagulação, coagular o sangue.

Tem validade de somente cinco dias após coletada, o que dificulta o estoque.

A necessidade de transfusão de um paciente varia de acordo com o seu peso, estando indicados de 6 a 10 unidades por transfusão. A doação de plaquetas por aférese contém de 06 a 12 vezes mais unidades de plaquetas do que na doação convencional, beneficiando em muito os pacientes que necessitam de receber esse hemocomponente.

PARA SER UM DOADOR DE PLAQUETAS POR AFÉRESE É NECESSÁRIO:

Além dos critérios e exigências para a doação de sangue já previstos em legislação (ANVISA, MS e manuais internos da Hemoservice), o candidato à doação de plaquetas por aférese deve:

  • possuir acesso venoso calibroso;
  • para as candidatas do sexo feminino não ter tido mais de duas gestações;
  • preferencialmente, não possuir o traço para anemia falciforme;
  • pesar, no mínimo, 60Kg;
  • não ter feito uso de medicações anti-inflamatórios nos últimos cinco dias;
  • possuir contagem plaquetária ideal para efetuar a doação.

COLETA DE PLAQUETAS POR AFÉRESE

O tempo de procedimento dura de 90 a 120 minutos.

O doador pode realizar esta doação em um intervalo mínimo de até 48 horas entre duas coletas. A medula óssea se encarrega de recompor rapidamente as plaquetas doadas.

Maiores e outras informações podem sem obtidas com a equipe de Captação ou Recepção da Hemoservice pelo número de telefone (31)3218-1300.

Importante: se não puder comparecer no horário agendado solicitamos comunicar a Hemoservice para que possamos nos readequar às necessidades dos receptores.

Obs.: A coleta de doação de plaquetas acontece a partir de agendamento:

Telefone para agendamento: (31)3218-1300

Onde doar?

Notícias

RUA CEARÁ, 195 – TÉRREO
SANTA EFIGÊNIA – BELO HORIZONTE
(31) 3218-1300