(31) 3218-1300 – Doação / (31) 3241-1358 – Transfusão

O Hemoservice

A empresa/instituição Hemoservice ou O serviço de hemoterapia/banco de sangue Hemoservice.

Trata-se de uma empresa de origem familiar, tendo hoje uma estrutura profissional, totalmente adequada às demandas do cenário empresarial atual. Especializada na prestação de serviços hemoterápicos (Banco de Sangue), desde 1976 vem prestando bons serviços aos diversos hospitais e clinicas de sua rede de atendimento, conquistando cada vez mais reconhecimento através de sua qualidade, segurança, confiabilidade e profissionalismo.

Em 1976, prestando atendimento hemoterápico às demandas do Hospital Santa Rita e também ao Hospital Santa Helena, nasce o embrião do que seria o Hemoservice, a empresa que formalmente foi registrada em 06 de janeiro de 1977, realizando desta forma o sonho de dois pioneiros da hemoterapia, que atuavam nesta área desde meados do século passado, José Bastos e Geralda Maciel. Sonho que se concretizou na companhia de um jovem estudante de medicina, Dr. Rogério Godinho Santiago, contando ainda, por um período inicial, com o apoio do amigo e sócio, Dr. José Euclides Franco Ribeiro, momento em que Carlos Henrique Maciel, atual Sócio e Diretor Presidente, iniciava suas atividades como o "office boy da empresa".

Foi um início corajoso e determinado, os três, Sr. José, D. Geralda e Dr. Rogério, administravam, faziam exames, coordenavam as atividades dos pouquíssimos técnicos que haviam naquela época e quando necessário, eles mesmos ficavam de plantão. Sem dúvida alguma uma realidade completamente diferente dos tempos de hoje. Estávamos na pré-história da hemoterapia, atividade que historicamente vem se evoluindo e passando por transformações significativas, tendo tido um ganho de qualidade e segurança sem precedentes, justamente após o delicado e preocupante advento da descoberta da AIDS. A partir deste momento o rigor e as exigências para a execução dos procedimentos hemoterápicos evoluíram enormemente.

Particularmente para o Hemoservice, passado o momento inicial do desbravamento e da consolidação do surgimento desta nova alternativa de prestação de serviços hemoterápicos, foram surgindo convites para atendimento a novos hospitais. Novas unidades foram criadas; a Agência Transfusional do Hospital São Bento que trouxe junto, após um tempo o atendimento ao Hospital Orthos, a Agência Transfusional do Hospital São Francisco, de onde também ocorria o atendimento ao Hospital Santa Terezinha, o Hospital de Pedro Leopoldo e o CTI Pediátrico Unineo. Além destes, por um período, não muito longo, os fundadores, em companhia do então Técnico de Laboratório e futuro Sócio-Diretor, Carlos Henrique, passaram pela aventura de viajar algumas vezes por semana para supervisionar uma nova unidade, a do Hospital São João de Deus na cidade de Divinópolis. Sendo estas unidades aos poucos substituídas pelas atuais, que serão citadas logo abaixo.

Nesta época, em que novos serviços eram incorporados aos atendimentos do Hemoservice, Sergio Augusto Maciel, atual Sócio e Diretor Financeiro, começa a trabalhar no que seria o início do atual setor de faturamento da empresa, tornando-se posteriormente sócio e responsável pela diretoria financeira. Anos mais tarde, diante da decisão do Dr. Rogério, de reduzir suas atividades para cuidar um pouco melhor de sua saúde, o Hemoservice foi brindado com a entrada na sociedade da atual Sócia e Diretora Técnica, a competente e dedicada Medica Hematologista e Hemoterapeuta, Dra. Adrieli de Souza Loureiro.

Fruto do reconhecimento dos serviços prestados, gradativamente foram surgindo oportunidades e demandas para a empresa assumir os serviços hemoterápicos de outros hospitais e clinicas da região metropolitana de Belo Horizonte, que serão citados a seguir, sem o rigor de uma ordem cronológica. Hospital Semper, Hospital São José, Hospital Santa Lucia, Hospital Monte Cristo que se transformou em Maternidade Municipal de Contagem, Hospital Vila da Serra onde estamos presentes desde a sua fundação, Hospital Belo Horizonte, Hospital Municipal José Lucas Filho, Maternidade Octaviano Neves Juntamente com o Medimig, Neocenter e Hospital São Camilo.

Em meio a este período de conquistas por um lado e enormes desafios frente às dificuldades comuns à área da saúde por outro lado, tendo o Hemoservice superado enormes turbulências e sendo um dos poucos serviços de hemoterapia privado a sobreviver no estado de Minas Gerais, em 2007 surgiu um marco separatório na historia recente da empresa. Neste ano o Hemoservice e seus sócios viveram fortes alternâncias entre situações extremamente agradáveis e outras totalmente opostas, desagradáveis e preocupantes. O ano se iniciou com a noticia de que a Secretária Municipal de Saúde de BH havia decidido pelo cancelamento dos contratos de atendimento ao SUS de todos os serviços privados de hemoterapia. Inicialmente foi um grande susto, pois tais atendimentos representavam praticamente a metade do que era realizado, mas totalmente revertido no segundo semestre, quando mais uma vez o Serviço teve a satisfação de ver sua qualidade reconhecida ao ser selecionado para assumir o atendimento hemoterápico do Hospital Vitallis-Barreiro e de dois grandes hospitais de Belo Horizonte, o Hospital Lifecenter e o antigo conhecido dos fundadores, o Hospital Vera Cruz, local onde iniciaram sua atuação na saúde. E para fechar este ano marcante, uma perda irreparável, para a empresa e para a família de seus sócios, o falecimento do Sr. José Bastos, momento de despedida da presença física do querido tio/amigo, sócio e fundador e que serviu para fortalecer ainda mais o proposito de levar adiante aquele seu sonho, de transformar o Hemoservice no melhor serviço de hemoterapia da região.

Desde então, nos últimos anos, todos os esforços possíveis tem sido empreendidos em busca de tornar realidade este ambicioso, mas factível sonho de estar entre os melhores serviços de hemoterapia da região e do país. Sendo que, diversas já foram as conquistas alcançadas e muitas outras estão programadas para curto, médio e longo prazo. Entre elas a inauguração, em abril de 2015, da Unidade Transfusional Santa Efigênia, a primeira unidade de atendimento de transfusões ambulatoriais do Hemoservice e atualmente o único serviço privado desta natureza no município de Belo Horizonte.

Uma importante decisão tomada pelos sócios no início de 2015, em nível de organização administrativa e busca de crescimento e cada vez mais sustentabilidade, não pode deixar de ser citada, que foi a opção por contratar um experiente e reconhecido Diretor Administrativo, com um currículo forjado ao longo de anos de atuação na administração e direção de grandes hospitais de Belo Horizonte, o Sr. Jésus Moura. Acreditando desta forma que os planos e projetos idealizados até então, tomaram corpo e serão desenvolvidos para que esta empresa seja de fato uma organização com ambiente atrativo e gerador de resultados para todos os envolvidos; pacientes, seus familiares e amigos e os profissionais direta e indiretamente relacionados com o Serviço.

Concluindo este breve histórico, um fato marcante. Ao final de 2016, coroando todos os esforços empreendidos por cada um dos envolvidos com a evolução desta empresa ao longo destas últimas quatro décadas, o Hemoservice recebe o reconhecimento formal da qualidade de sua prestação de serviços ao ser certificado pela ONA – Organização Nacional de Acreditação, como ACREDITADO PLENO. Certificação que foi concedida a todas as suas unidades; Agências transfusionais próprias localizadas nos hospitais contratantes, Unidade de Coletas José Bastos e Unidade Transfusional Ambulatorial.

Onde doar?

Notícias

RUA CEARÁ, 195 – TÉRREO
SANTA EFIGÊNIA – BELO HORIZONTE
(31) 3218-1300